SUPERALIMENTOS
Eles prometem melhorar a memória, reduzir o risco de doenças, combater a depressão e controlar o colesterol. Estes são apenas alguns dos benefícios atribuídos aos “superalimentos” (ou “superfoods”, em inglês). Refere-se aos alimentos que possuem, além de vitaminas e minerais, uma dose extra de compostos chamados de bioativos, que podem trazer diversos benefícios para saúde.
QUAIS OS BENEFÍCIOS
Fontes de compostos bioativos e são ricos em antioxidantes, que combatem a produção de radicais livres em excesso no organismo e, consequentemente, evitam o envelhecimento precoce das células. Devem ser introduzidos na alimentação, mas desde que a dieta seja variada, rica em alimentos frescos e longe dos industrializados.
Separamos uma lista com cinco superalimentos
Amaranto
Fonte de proteínas e vitaminas C e A, que possuem função antioxidante, o cereal ainda proporciona fibras que, por sua vez, auxiliam no bom funcionamento do intestino e dão a sensação de saciedade. Recomendável adicionar os grãos já cozidos em saladas, sopas e vitaminas.
Inhame
Importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, pode ser usado na prevenção de osteoporose, artrite e cálculos renais. Também ajuda a manter a memória ativa, devido a grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes no tubérculo.
Especiarias em geral
Cominho, tomilho, cardamomo, canela, curry e outras especiarias têm o poder de acelerar o metabolismo, dando dose extra de energia. Também possuem ações antioxidante e anti-inflamatória.
Óleo de coco
Ajuda a emagrecer, uma vez que, por seu efeito termogênico, aumenta o gasto energético do organismo e causa saciedade. Também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que contribui para a redução do colesterol ruim e triglicérides.
Castanha de caju
É rica em arginina, que aumenta a produção de óxido nítrico e estimula a dilatação dos vasos, melhorando a circulação sanguínea. Atua na redução do colesterol, dos triglicerídeos e da pressão arterial e tem ações anti-inflamatórias e antioxidantes.
Veja um conteúdo sobre alimentação saudável na gravidez em: https://goo.gl/R7mqSg